SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Sistema de Gestão da Qualidade, com base nos requisitos da norma ISO 9001:2015.
Esse sistema implantado é uma ferramenta poderosa de gestão, trazendo instrumentos de:
–Planejamento – que define um rumo para todos os funcionários, gestores e alta direção;
– Rotina – que assegura a constância nos resultados dos serviços prestados;
–Controle – que monitora, mede e analisa os processos;
–Melhoria – que implementa continuamente ações necessárias para atingir resultados esperados e melhoria dos serviços.
Junto ao sistema, surge a política da qualidade. Trata-se de uma diretriz para orientação aos servidores e da alta direção.
Com o estabelecimento da Política da Qualidade e sua disseminação, foram estabelecidas outras políticas que norteiam as atividades de todos, como a prioridade nas atividades sociais, orientadas ao atendimento dos cidadãos; a ênfase na qualidade de vida da comunidade local; a Qualidade e produtividade nos serviços prestados; Utilização de equipes multidisciplinares para a solução de problemas; Aproveitamento máximo dos recursos disponíveis em relação a custos, benefícios e riscos. Por fim a padronização de procedimentos.
Alguns conceitos importantes:
• Eficiência: aplicando excelentes métodos de trabalho otimizando os recursos;
• Eficácia: alcançar os resultados planejados;
• Efetividade: beneficiar o maior número de clientes.
Materiais que compõem a documentação do SGQ:
Manual da Qualidade – Estabelece diretrizes gerais do Sistema de Gestão da Qualidade a ser inserido na Prefeitura de Guararema.
Padrão Gerencial – Define regras do PDCA – Planejar/ Desenvolver/ Controlar e Avaliar.
Manual de Padronização – Determina quais os documentos devem ser padronizados e seu controle. Contém modelos e formas.
Mapas de Processos – Define o fluxo das atividades e tarefas executadas.
Instrução de Trabalho – Determina, de forma detalhada, a forma de executar as atividades.
Indicadores de Desempenho – Definidos pelas Secretarias para avaliação do desempenho. É o indicador de desempenho que mede o alcance dos objetivos, que por sua vez refletem a Política da Qualidade.
Análises Críticas – Relatório contendo apontamentos da gestão de cada Secretaria que deverá ser analisado pela alta direção (Prefeito) para a garantia de excelência das ações e melhoria contínua. Faz parte do relatório:
– Situação das ações das análises críticas anteriores
– Mudanças nas questões internas e externas que são relevantes para o SGQ
– Informações sobre o desempenho e eficácia do SGQ, incluindo tendências e indicadores para:
– A satisfação do cliente e retroalimentação das partes interessadas relevantes;
Oportunidades para melhoria
· A satisfação do cliente e retroalimentação das partes interessadas relevantes;
· A extensão na qual os objetivos da qualidade foram atendidos;
· O desempenho do processo e conformidade de produtos e serviços;
· Não-conformidades e ações corretivas;
· Resultados do monitoramento e medição;
· Os resultados de auditorias;
· O desempenho dos fornecedores externos
– A suficiência de recursos
– A eficácia das ações tomadas para abordar riscos e oportunidades
– Oportunidades para melhoria